Madrid assume coordenação da polícia catalã

por RTP
Susana Vera - Reuters

O Ministério do Interior assumiu a coordenação das forças de segurança na região autónoma espanhola da Catalunha a uma semana da realização do referendo na região. As fontes oficiais dizem que esta ordem não retira competências aos Mossos d'Esquadra.

A decisão foi solicitada pelo Ministério Público à luz dos acontecimentos desta semana na Região Autónoma da Catalunha, e depois do Ministério do Interior ter comunicado o envio de unidades da polícia nacional e da Guarda Civil para apoiar os Mossos d'Esquadra na manutenção da ordem pública.

Este mecanismo de coordenação é, no essencial, o mesmo que foi posto em marcha, no âmbito das operações após os atentados em Barcelona e em Cambrils, na segunda quinzena de agosto último, disseram as mesmas fontes.

O Governo de Barcelona agendou um referendo sobre a independência da região para o próximo dia 1 de outubro, um escrutínio que é contestado pelo Governo central, para o qual houve ordem de suspensão pelo Tribunal Constitucional de Espanha.

Na sexta-feira, o presidente do governo regional da Catalunha acusa Madrid de estar a restringir o acesso a várias páginas da internet.

Carles Puigdemont denunciou ainda o dinheiro que está a ser gasto diariamente pelo Governo espanhol para tentar impedir o direito ao escrutínio do povo catalão.

c/ Lusa
Tópicos
pub