Madrid pede ajuda aos militares para conter surto de Covid-19

por RTP
EPA

A presidente da Comunidade de Madrid pediu esta segunda-feira ajuda aos militares para combater o aumento substancial de casos nos últimos dias. Recentemente, as autoridades ordenaram um confinamento parcial que atinge em particular algumas das zonas mais pobres.

"Precisamos da ajuda dos militares para desinfeção e para ajudar a polícia local", disse Isabel Diaz Ayuso.

Na primeira onda de Covid-19 a Espanha chegou a enviar milhares de militares para ajudarem as autoridades civis a conter o surto.

A Espanha está atualmente com cerca de 10 mil novos casos por dia, o mais elevado de toda a Europa.

Já morreram no país de Covid-19 30.663 pessoas.

A presidente da comunidade de Madrid pediu ainda que os hospitais de campanha sejam levantados de novo.

O pedido de ajuda aconteceu durante uma reunião com o primeiro-ministro Pedro Sanchez que afirmou, entretanto, que os governos centrais e regionais vão determinar o tamanho do apoio militar numa reunião que vai acontecer ainda esta segunda-feira.

Atualmente, cerca de 850 mil pessoas da comunidade de Madrid estão com restrições de mobilidade. As áreas onde essas medidas foram aplicadas têm mais de 1000 casos por cada 100 mil habitantes. 

Os residentes, em protesto, contestam esta medida alegando que não resolve o problema uma vez que permite que várias pessoas se desloquem para o trabalho ou até para a escola. 
Tópicos
pub