Mais de 100 pessoas dadas como desaparecidas em incêndios na Califórnia

por RTP com Lusa
Stephen Lam - Reuters

Mais de 100 pessoas foram reportadas como desaparecidas na sequência dos incêndios no estado norte-americano da Califórnia, informou hoje um condado do norte daquele estado.

Scott Alonso, diretor de comunicações do condado de Sonoma, afirmou que os casos de pessoas desaparecidas foram reportados via telefone para uma ‘hotline’ criada pelo condado para o efeito.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou na segunda-feira o estado de emergência em pelo menos oito condados, devido aos incêndios que provocaram dez mortos, sete dos quais em Sonoma, e pelo menos cem feridos, segundo o mais recente balanço.

Os incêndios também obrigaram à retirada de 20 mil pessoas e destruíram 1.500 habitações e estabelecimentos comerciais, estando a ser considerados pelas autoridades como uma das piores situações de emergência naquele estado norte-americano.

Segundo dados oficiais, as chamas consumiram já quase 30 mil hectares no norte da Califórnia, sobretudo nos condados de Napa e Sonoma, abarcando uma região da Califórnia conhecida pela sua produção de vinhos de grande qualidade.

Os fogos deflagraram, por causas que ainda se desconhecem, na noite de domingo, pelas 22:00 (07:00 de segunda-feira em Lisboa), e expandiram-se rapidamente desde o condado de Napa a outras zonas devido aos fortes ventos, de 80 quilómetros por hora, de acordo com as autoridades.

Um dos incêndios mais graves lavra em Santa Rosa, a cidade mais povoada do condado de Sonoma, onde foram lançados apelos para que os moradores dos bairros do norte abandonem imediatamente as suas casas dada a facilidade com que as chamas se têm propagado.

Nessa localidade, o fogo provocou a evacuação de estabelecimentos comerciais, escolas e hospitais.

Mais de cem mil pessoas encontram-se sem eletricidade e sem gás, sobretudo nos condados de Napa e Sonoma.

Os incêndios obrigaram também ao encerramento da principal autoestrada que une a cidade de São Francisco aos condados do norte da Califórnia dado que as chamas chegaram a aproximar-se dos limites da via e a espessa nuvem de fumo que formou impedia a visibilidade, segundo imagens transmitidas pelas televisões locais.
Tópicos
pub