Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Mais de 100 pessoas desaparecidas em naufrágio na Líbia

por RTP
Stefano Rellandini - Reuters

Mais de uma centena de migrantes desapareceram no Mar Mediterrâneo após um naufrágio na costa da Líbia, ocorrido esta sexta-feira. Há registo de pelo menos três bebés mortos. Segundo a guarda costeira do país, a embarcação naufragou a leste da capital da Líbia, Trípoli.

Até ao momento, a guarda costeira libanesa conseguiu resgatar 14 sobreviventes da embarcação que naufragou ao largo da costa da Líbia, disse um porta-voz da guarda costeira líbia, Ayoub Gassim, à agência Associated Press.

A Líbia é um dos principais locais de embarque de migrantes - que tentam escapar de conflitos ou da miséria - e que pretendem atravessar o mar até à Europa. Na maior parte das vezes, navegam em barcos frágeis oferecidos por contrabandistas.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que mais de sete mil pessoas tenham sido devolvidas pela guarda costeira da Líbia ao longo deste ano. 

Até agora, em 2018, pelo menos 972 migrantes morreram no Mediterrâneo. De acordo com as estatísticas da OIM, 635 pessoas perderam a vida a caminho da Itália e 292 morreram tentando chegar à costa espanhola desde o início do ano. 
Tópicos
pub