Mais de 30 mortos em queda de avião russo na Síria

por RTP
A Rússia, principal aliada militar do Presidente da Síria, Bashar Al-Assad, utiliza a base síria de Hmeymim, perto de Latakia, na costa do Mediterrâneo Vadim Savitsky - Reuters

As autoridades de Moscovo confirmaram esta terça-feira as mortes de 32 pessoas a bordo de um avião de carga que caiu a 500 metros da pista de aterragem da base aérea da Rússia de Hmeymim, na Síria.

Segundo o Ministério russo da Defesa, o aparelho An-26, que transportava 26 passageiros e seis tripulantes, despenhou-se a 500 metros da pista por causa de uma aparente falha técnico.A Rússia, principal aliada militar do Presidente Bashar Al-Assad, utiliza a base síria de Hmeymim, perto de Latakia, na costa do Mediterrâneo.

O avião, adianta o Governo russo, não terá sido atingido por qualquer projétil antes de cair. Está já em curso uma investigação para apurar mais detalhes sobre este desastre aéreo.

A 31 de dezembro do ano passado, uma vaga de disparos de granadas de morteiro, atribuída a grupos rebeldes sírios, danificou vários aviões militares russos estacionados em Hmeymim.

A base aérea da região de Latakia, cidade costeira da Síria, tem sido o principal ponto de partida para os bombardeamentos aéreos da Rússia em território sírio, operações que têm permitido às forças leais a Bashar al-Assad importantes reconquistas de posições a forças opositoras do regime.

Acusadas de atingir civis, as estruturas militares de Moscovo insistem que as suas operações na Síria têm por único alvo combatentes rebeldes ou "terroristas".

Tópicos
pub