Mais de mil pessoas em protesto contra Trump em Nova Iorque

por Lusa
Carlo Allegri - Reuters

Mais de mil pessoas de diferentes religiões manifestaram-se em Nova Iorque, Estados Unidos, em apoio aos norte-americanos muçulmanos e contra as políticas de imigração do Presidente Donald Trump.

O protesto "Também sou muçulmano" aconteceu em Times Square no domingo e foi organizado por diferentes grupos, incluindo a Fundação para a Compreensão Étnica.

Os manifestantes agitaram bandeiras dos Estados Unidos e empunharam cartazes onde se liam frases como "No Muslim Ban" ("Não à proibição de entrada de muçulmanos") e entoaram "We are one" ("Somos um").

O presidente da câmara de Nova Iorque, o democrata Bill de Blasio, apelou à importância de "dissipar os estereótipos" e disse que os Estados Unidos são "um país fundado para proteger todas as fés e crenças".

O protesto foi liderado pelo magnata do hip-hop Russell Simmons que afirmou que a comunidade muçulmana estava a ser usada como bode expiatório, mas que a "diversidade vai prevalecer".

Trump apresentou uma ordem executiva para impedir pessoas de sete países muçulmanos de entrarem no país, mas a decisão foi invalidada pelos tribunais.
pub