Mais de três milhões de afetados e apoio é insuficiente, diz Graça Machel

por Lusa

Maputo, 23 mar (Lusa) - O número de pessoas afetadas pelo ciclone Idai poderá ultrapassar os três milhões e os recursos necessários para a assistência humanitária são ainda muito insuficientes, referiu hoje Graça Machel, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade.

"Posso arriscar: temos muito acima de três milhões de pessoas afetadas e todo o apoio ainda é insuficiente", disse hoje a antiga primeira dama de Moçambique, em conferência de imprensa, em Maputo.

"O Governo e as Nações Unidas fizeram um apelo muito por baixo", considerou, referindo que cerca de 30 milhões de dólares "servirá só para pôr a bola a rolar. Não se tinha uma avaliação completa da escala e magnitude do problemas".

Graça Machel deixou um alerta: "o mundo que se prepare" para números maiores.

"Há-de ser necessário, com números mais precisos, fazer um outro apelo e provavelmente um terceiro", acrescentou.

Graça Machel falava em conferência de imprensa ao lado de Henrietta Fore, diretora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que fez uma visita à região afetada na sexta-feira.

Henrietta Forre referiu que há muitas crianças separadas da suas famílias e vão ser necessários orfanatos e outras instituições para lhes dar apoio.

A diretora executiva do UNICEF disse ainda estar impressionada pela maneira como Portugal está a impulsionar a solidariedade a favor das vítimas do ciclone Idai.

 

 

pub