Marcelo quer jovens em Madrid como "embaixadores qualificados" de Portugal

| Mundo

|

O Presidente da República encontrou-se hoje em Madrid com cerca de 80 jovens portugueses "muito habilitados" a quem incentivou a serem "embaixadores qualificados" de Portugal em Espanha.

"Estão a ter uma oportunidade única", que devem aproveitar "como se fosse o último dia da vossa vida", disse Marcelo Rebelo de Sousa a um grupo de jovens portugueses, na sua grande maioria estudantes universitários em mestrados ou trabalhadores em grandes empresas e multinacionais.

No encontro na embaixada de Portugal em Madrid, o chefe de Estado sublinhou que aqueles jovens vivem uma época em que lhes é possível terem "qualificações excecionais", que eram mais difíceis de obter na sua "geração".

"O vosso mundo é diferente do meu na vossa idade", disse Marcelo antes de cumprimentar um a um os jovens portugueses.

Segundo fontes diplomáticas, a emigração de jovens portugueses para Madrid é mais qualificada do que noutros locais, e tem pouco a ver com a emigração tradicional.

"É um Presidente muito simpático, interessante e conectado com as pessoas", disse à agência Lusa um desses jovens, estudante num mestrado de economia.

O Presidente português cumpre hoje o segundo dia da sua visita de Estado a Espanha e, depois de esta manhã ter participado num encontro empresarial entre os dois países, tem ainda previsto reunir-se com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e discursar numa sessão conjunta das duas câmaras das cortes (parlamento e senado).

A visita termina na quarta-feira com uma deslocação a Salamanca, onde vai estar acompanhado pelo rei Felipe VI durante parte do dia.

Tópicos:

Madrid,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

    Quase seis décadas depois, a Presidência de Cuba deixou de estar nas mãos de um membro do clã Castro.

    Porto Santo tem em curso um projeto para se transformar na primeira ilha do planeta livre de combustíveis fósseis.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.