Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Matteo Salvini processa jornalista italiano

por RTP
Roberto Saviano tem sido um crítico feroz das políticas nacionalistas anti-imigração Alessandro Bianchi - Reuters

O ministro do Interior de Itália anunciou esta sexta-feira que avançou com um processo contra Roberto Saviano. O escritor e jornalista italiano tem tecido duras críticas a Salvini no Twitter, estando os dois numa acesa guerra de palavras.

Matteo Salvini anunciou no Twitter que ia avançar com o processo, acusando o jornalista italiano de difamação depois de Saviano ter publicado um tweet onde apelidava Salvini de “ministro do submundo”.

Roberto Saviano tem sido um crítico feroz das políticas nacionalistas anti-imigração e de extrema-direita quer do partido Liga (anteriormente designado Liga Norte), quer do Governo italiano.

Recentemente deixou mais uma crítica a Matteo Salvini no Twitter depois de na terça-feira, dia 17, terem sido encontrados três migrantes no Mediterrâneo, dois deles mortos, incluindo uma criança. O escritor atribui as responsabilidades ao ministro do Interior.

"Que prazer lhe dá ver morrer crianças inocentes no mar? Matteo Salvini, ministro da “Mala Vita [uma das alcunhas da máfia italiana], o ódio que tem semeado vai derrubá-lo", escreveu Saviano num tweet.


Esta mensagem não passou despercebida ao ministro italiano, que deixou uma resposta na sua conta do Twitter, na passada terça-feira. “O que devo responder?”, questiona Salvini. “Merece, no máximo, uma carícia e um processo”, acrescenta.

Saviano respondeu, deixando claro que nunca deixará de se opor às suas políticas. “É o quinto processo anunciado, mas nenhum chegou até agora. É só conversa”, escreve no Twitter.

No entanto, o ministro do Interior mostrou que afinal não era “só conversa” e cumpriu com a sua palavra, tendo anunciado que avançou com o processo esta sexta-feira.

"Apresentei queixa contra Saviano, como prometido. Aceito todas as críticas, mas não permito a ninguém que diga que ajudei a máfia ou que me alegrei com a morte de uma criança. Demais é demais”, escreveu Salvini na sua conta do Twitter.


O escritor italiano rapidamente endereçou uma resposta ao ministro: "O ministro da Mala Vita decidiu apresentar queixa (...). Não vou parar perante um poder que tem medo das vozes críticas. No tribunal, Salvini será intimado a dizer a verdade, uma experiência nova para ele", reagiu Saviano.

A tensão entre Salvini e Saviano é forte e intensificou-se depois de o ministro do Interior e líder da Liga ter ameaçado o jornalista com a suspensão da proteção social que lhe foi concedida há mais de uma década. “É justo perceber como é gasto o dinheiro dos italianos”, argumenta Matteo Salvini.

O escritor vive com proteção policial desde 2006, devido às ameaças de morte feitas por um grupo da Camorra (organização criminosa italiana), no seguimento da publicação do livro “Gomorra” que retrata os negócios da máfia italiana.
pub