May assina acordo de governo com unionistas irlandeses

por RTP
Theresa May recebe Arlene Foster em Downing Street Reuters

A primeira-ministra britânica chegou a acordo com o Partido Unionista irlandês para apoio ao governo minoritário. O partido irlandês irá apoiar as iniciativas legislativas chave dos conservadores, incluindo o orçamento, mas não haverá uma coligação formal. Em contrapartida, a Irlanda do Norte vai receber mais mil milhões de libras.

A líder dos unionistas, Arlene Foster, argumentou que as linhas gerais do acordo visam o interesse nacional.

“Hoje chegámos a um acordo com o Partido Conservador para o apoio do governo no Parlamento”, revelou Arlene Foster. “Este acordo funcionará para dar um governo estável para o interesse nacional do Reino Unido neste momento vital”, acrescentou.

A primeira-ministra britânica congratulou-se com o acordo com o DUP. “Saúdo este acordo que nos permitirá trabalhar juntos no interesse de todo o Reino Unido, nos fornece a segurança que precisamos ao embarcar na nossa saída da União Europeia e nos permitirá construir uma mais forte e justa sociedade internamente”, disse a primeira-ministra.
Mil milhões de libras suplementares
É uma das mais fortes contrapartidas do acordo. Foster revela que a Irlanda do Norte vai receber mais mil milhões de libras ao longo de dois anos. Verbas a serem gastas em infraestruturas, saúde e educação.

O acordo de três páginas foi tornado público na íntegra. A ideia é que o acordo seja aplicável a  toda a legislatura, mas deverá ser revisto ao fim de doi
Foi criado um comité de coordenação entre os dois partidos no âmbito deste acordo.
s anos.

O Partido Unionista Irlandês aceita apoiar o governo conservador no orçamento, moções de confiança e no programa legislativo, incluindo a legislação necessária relacionada com o brexit e com a segurança nacional, num contexto de ataques terroristas.

O presente acordo força o governo a deixar cair duas medidas, entre elas o corte no subsídio de compra de combustível para aquecimento e alterações no sistema de pensões.

A agricultura surge como um dos pontos chave a ter em conta nas negociações do brexit, do ponto de vista dos irlandeses, na medida da importância que este setor assume na Irlanda do Norte.

O Partido Democrático Unionista compromete-se a não se envolver no papel do governo do Reino Unido nas conversações políticas na Irlanda do Norte.

As negociações arrastaram-se ao longo de mais de duas semanas. Depois de May ter perdido a maioria no Parlamento nas eleições de 8 de junho, o apoio do partido irlandês e dos seus 10 deputados tornou-se crucial para garantir maior estabilidade ao governo de minoria dos conservadores.

Uma estabilidade necessária para fazer aprovar legislação e continuar no poder enquanto é negociado o brexit e as condições de saída do Reino Unido da União Europeia.

No entanto, a posição de Theresa May permanece com uma sombra de insegurança, com relatos e especulação de que pode enfrentar um desafio de liderança dentro do seu partido.
Tópicos
pub