Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

May garante direitos de cidadãos da UE no Reino Unido

por Jorge Almeida - RTP
Francois Lenoir - Reuters

A primeira-ministra britânica, Theresa May, garantiu hoje em Bruxelas que o Brexit não compromete os direitos dos cidadãos da União Europeia que estão no Reino Unido.

É um dos pontos mais sensíveis do Brexit, o que vai acontecer aos cidadãos da União Europeia que escolheram viver e trabalhar no Reino Unido?

Segundo Theresa May, os cidadãos dos países da UE vão poder permanecer no Reino Unido com todos os seus direitos garantidos, esclareceu a primeira-ministra numa conferência de imprensa em Bruxelas.

As negociações do Brexit estão a decorrer desde segunda-feira de uma forma construtiva embora existam algumas diferenças entre as propostas da comissão Europeia e do Reino Unido.

Por sua vez, o presidende do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que "comparando" os direitos dos cidadãos da UE atualmente, "é claro que vai haver uma redução".

A chanceler alemã Angela Merkel considerou que as declarações de Theresa May são um passo positivo mas ainda existem muitas questões por resolver até outubro, principalmente a nível financeiro, ou seja, qual o valor que o Reino Unido vai ter de pagar para sair da União Europeia.
Tópicos
pub