Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

NATO preocupada com visão a 360 graus

por Antena 1

Reuters

O ministro da Defesa afirmou que a NATO está preocupada com uma visão a 360 graus das ameaças globais, até por causa dos novos desafios tecnológicos. Em Bruxelas, João Gomes Cravinho adiantou que os aliados decidiram que a questão do Irão implica uma via diplomática e que todos querem estar preparados para uma possível escalada da ameaça russa.

Esta foi uma reunião com vários pontos em agenda para preparar a cimeira de líderes de dezembro, em Londres. A NATO quer estar atenta a ameaças que partem de diferentes pontos. O Irão ficou de fora da agenda, mas não fora das conversas.

A Rússia é um dos focos de preocupação, com o fim anunciado do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio e os aliados a darem uma ultima hipótese ao Kremlin para voltar a respeitar um acordo importante. João Gomes Cravinho diz que a organização quer estar preparada.

O ministro da defesa insiste em que há outras ameaças a considerar, como o terrorismo e a necessidade de operacionalizar o espaço, que não deve ser militarizado, mas sublinha que a Aliança Atlântica o quer usar como terreno operacional de apoio a operações militares.

A reportagem é da correspondente da Antena 1 em Bruxelas, Andrea Neves.
pub