Merkel diz-se pronta para ser candidata em novas eleições

por RTP
Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar pronta para ser candidata a novas eleições, cenário que prefere ao de formar um governo minoritário, se não for possível uma coligação de governo.

Numa entrevista ao canal público alemão ARD, Angela Merkel disse que está "muito cética" quanto à ideia de formar um governo minoritário, a outra opção para se manter no poder.

"Os meus planos não incluem um governo minoritário. Não quero estar hoje a dizer `nunca`, mas estou muito cética e penso que a melhor maneira seria fazer novas eleições", disse.

A chanceler insitiu que o Alemanha tem necessidade de um governo estável que não tem de procurar uma maioria para cada decisão.

A União Democrata-Cristã (CDU), de Merkel, que venceu as legislativas sem maioria, com 33%, viu o seu anterior parceiro de governo, o Partido Social-Democrata (SPD, 21,5%) recusar uma nova coligação, e iniciou conversações com o Partido Liberal (FDP, 10,7%) e com os Verdes (8,9%), mas, no domingo, os liberais anunciaram que abandonam as negociações.

Apesar do cenário de crise, Angela Merkel recusa a ideia de se demitir, ao fim de 12 anos no poder.

"Serei de novo candidata", insitiu Merkel quando questionada de se avançar para um cenário de eleições antecipadas, uma "via preferível" a um cenário de governo minoritário.

Angela Merkel diz estar focada em encontrar um governo estável para a Alemanha e argumentou que vai agora esperar para ver as reações dos partidos depois das conversações com o Presidente Frank-Walter Steinmeier, na quarta-feira.

A chanceler
Tópicos
pub