Merkel satisfeita por vitória encorajadora nas regionais de Sarre

por Paulo Alexandre Amaral - RTP
Ganhando gás no Sarre, Merkel avisou que “há muito trabalho a fazer” Fabrizio Bensch, Reuters

Angela Merkel acaba de manifestar satisfação por o que diz ser a vitória encorajadora deste fim-de-semana. A CDU da chanceler Merkel conseguiu 40,7 por cento dos votos, enquanto os social-democratas do SPD, de Martin Schulz, se ficaram pelos 29,6 por cento nas regionais de Sarre, land fronteiriço à França, e que estão a ser vistas como um importante indicador para as legislativas de setembro.

“Ontem [domingo] foi um dia bom e também uma jornada encorajadora”, declarou a chanceler e líder dos democratas-cristãos durante uma conferência de imprensa em Berlim, considerando “excecional” o resultado da CDU no Sarre. Do seu lado tinha Annegret Kramp-Karrenbauer, a candidata regional e sua possível herdeira política.

Fazendo eco das análises que surgiram na manhã desta segunda-feira, Kramp-Karrenbauer brincou com a ideia de que o efeito Schulz, que supostamente iria dar ao SPD a energia de que o partido precisa para destronar a chanceler dentro de seis meses, acabou por catapultar a CDU para uma vitória que apenas aparentemente pode ser tomada por pequena, face à dimensão da região do Sarre.

Ganhando gás no Sarre, Merkel avisou entretanto que “há muito trabalho a fazer” antes das legislativas. Para os próximos meses, lembrou a chanceler, há os länder de Schleswig-Holstein e da Renânia Norte-Vestefália.

Um dos líderes regionais dos democratas-cristãos, Volker Bouffier, fala da desmistificação da imagem de Martin Schulz, endeusado nas últimas sondagens. Bouffier assinala “o regresso [do ex-presidente do Parlamento Europeu] à condição de humano” depois de parecer que “andava sobre a água”.

Schulz sublinhou, por seu lado, que “as campanhas eleitorais são corridas de fundo, não são sprints”, para garantir que na CDU têm “um grande fôlego”.
Tópicos
pub