Milícias populares atacaram caravana de Juan Guaidó

por RTP
Ivan Alvarado - Reuters

Um grupo de milícias populares atacou esta segunda-feira a caravana do autoproclamado presidente interino da Venezuela. Vários elementos cercaram e atacaram a viatura de um deputado com pedras e petardos.

O ataque ocorreu depois de uma sessão na Assembleia Nacional venezuelana, à saída do edifício, situado em Caracas.

A RTP sabe que 14 jornalistas que ficaram no interior do edifício, juntamente com deputados da oposiçao, foram retirados e saíram em jipes blindados. 

Sabe-se que, antes deste ataque por parte das milícias populares, o autoproclamado presidente interino discursou perante a Assembleia Nacional, liderada por partidos de oposição a Nicolás Maduro.

A sessão parlamentar tinha sido convocada para analisar a chegada, durante o fim-de-semana, de dois aviões russos à Venezuela e um grupo de 99 militares da Rússia, e ainda o apagão que desde segunda-feira volta a afetar o país.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela considerou que a presença de quase uma centena de militares russos no país "viola a Constituição".

"Parece que [o Governo] não confia nos seus militares, porque está a importá-los", afirmou.

Guaidó frisou que o Governo venezuelano "não tem como solucionar" a crise elétrica "que criou" no país.

Acusou ainda Nicolás Maduro de estar a inventar desculpas, perante o que disse ser uma falha técnica provocada pelo "mau funcionamento e a corrupção" no sistema elétrico venezuelano.
pub