Ministério da Defesa da Letónia pede desculpa por exercício militar surpresa nas ruas de Riga

por RTP
Ints Kalnins - Reuters

Sem qualquer aviso prévio, as ruas de Riga foram alvo de um exercício militar que instalou o pânico entre os civis que circulavam pela capital da Letónia no fim-de-semana passado. O Ministério da Defesa já emitiu um pedido público de desculpas e garante que se tratou de um exercício sem munição real.

No fim-de-semana passado, as ruas de Riga transformaram-se no que parecia ser um verdadeiro campo de batalha, com soldados armados a dispararem no meio da cidade, espalhando o medo entre os civis.

Vídeos partilhados nas redes sociais mostram os soldados espalhados pelas ruas a dispararem contra um prédio, enquanto vários civis, visivelmente assustados, circulavam pelas ruas.



Mais tarde foi anunciado que se tratava de um exercício militar, apesar de não ter sido dado qualquer aviso prévio ou de existir sinalização nas ruas.

O incidente provocou uma onda de revolta nas redes sociais, com várias pessoas a defenderem que os residentes deveriam ter sido avisados por SMS ou que a área deveria estar devidamente isolada.

Perante a indignação da população, os militares emitiram um pedido público de desculpas, explicando que se tratou de um exercício sem munição real e que não foram provocados quaisquer danos.

Durante estes exercícios, usamos apenas cartuchos em branco, que fazem barulho, mas não representam nenhum perigo para a saúde e para a vida das pessoas”, disse o Ministério da Defesa numa nota divulgada pelo jornal TVnet. “Esta situação foi um mal entendido, pelo qual pedimos desculpas”, acrescentou.

O exercício militar nas ruas de Riga no passado fim-de-semana faz parte dos “jogos de guerra” da NATO de 2021, que decorrem desde 30 de agosto e se prolongam até 3 de outubro em várias cidades da Letónia. Os exercícios envolvem cerca de 9300 militares de diferentes países da Aliança Atlântica.
Tópicos
pub