Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense diz que desconhece viagem de Umaro Sissoco Embaló a Portugal

por Lusa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau anunciou hoje que desconhece a viagem de Umaro Sissoco Embaló a Portugal e indica que a receção ao político será da responsabilidade do embaixador do país, Hélder Vaz.

Em comunicado enviado à Lusa, o ministério salienta que "não foi informado da viagem do general Umaro Sissoco Embaló a Portugal e pressupõe que a visita seja de caráter privado" e que, por isso, "não deu nenhuma orientação" no sentido da receção ao candidato apontado pela Comissão Nacional de Eleições como vencedor das eleições presidenciais guineenses.

O documento é emitido na ausência da ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Suzy Barbosa, conforme se pode ler no comunicado.

A ministra tem estado ausente do país e acompanhou Sissoco Embaló a uma visita à Nigéria.

Uma nota da embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa, a circular nas redes sociais, assinada pelo embaixador Hélder Vaz, convidou todos os diplomatas do corpo diplomático a comparecer no aeroporto Figo Maduro, para a receção a Umaro Sissoco Embaló, que inicia hoje uma visita a Portugal.

Segundo os resultados definitivos divulgados hoje pela Comissão Nacional de Eleições, Sissoco Embaló venceu as eleições presidenciais de 29 de dezembro passado, com 53,55% dos votos.

Sissoco Embaló anunciou que se vai reunir com o primeiro-ministro português, António Costa, no sábado, e com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no domingo, para tratar do "estreitamento das relações" entre Bissau e Lisboa.

O anúncio dos resultados definitivos pela CNE surge quando está a decorrer um recurso apresentado pelo PAIGC que pede ao Supremo que ordene a recontagem dos votos por alegada fraude eleitoral.

pub