Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Ministro britânico do Brexit demite-se

por RTP
Peter Nicholls - Reuters

O ministro que tem conduzido a pasta das negociações do Brexit, Dominic Raab, demitiu-se esta quinta-feira, em forma de protesto contra o plano de Theresa May para a saída do Reino Unido da União Europeia. O líder da oposição já veio dizer que a primeira-ministra não tem condições para continuar a liderar o Executivo, alegando que esta perdeu a autoridade com o pedido de demissão do ministro para o Brexit.

“Lamento dizer que, na sequência da reunião do Conselho de Ministros de ontem sobre o acordo para o Brexit, tenho de me demitir”, disse Dominic Raab. No Twitter, o ministro tornou pública a carta que enviou a Theresa May.

Raab apresenta dois motivos para justificar a saída do Executivo britânico.

Primeiro, a convicção de que o "regime regulatório proposto para a Irlanda do Norte apresenta ameaças muito reais à integridade do Reino Unidos".

Segundo, rejeita "apoiar um acordo de salvaguarda indefinido, em que a União Europeia mantém poder de veto sobre a nossa capacidade de decisão para sair. Os termos da salvaguarda equivalem-se a um híbrido das obrigações da União Aduaneira da União Europeia e do Mercado Único".

Ministro para a Irlanda do Norte também pediu demissão
A demissão de Dominic Raab surge depois de o ministro de Estado britânico para a Irlanda do Norte, Shailesh Vara, ter anunciado a sua saída do cargo por não concordar com o projeto de acordo do 'Brexit' entre o seu Governo e a União Europeia.

"Não posso apoiar o acordo de retirada concluído com a União Europeia", justificou o conservador Vara na carta de renúncia postada em sua conta no Twitter. O deputado considera que o acordo deixa o Reino Unido “a meio do caminho, sem um limite de tempo que determine quando o país finalmente se tornará um Estado soberano”.


O Governo britânico aprovou na quarta-feira o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, tendo sido encontrado com a União Europeia (UE) uma solução para evitar o regresso de uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.
Trabalhistas dizem que May perdeu a autoridade
O Partido Trabalhista já veio dizer que a primeira-ministra não tem condições para continuar no cargo, justificando que esta perdeu a autoridade com a saída do ministro para o Brexit.

“O Governo está a desfazer-se aos bocados perante os nossos olhos pois, pela segunda vez, o ministro para o Brexit recusou-se a apoiar o plano da primeira-ministra”, declarou Jon Trickett, membro da equipa mais próxima de Jeremy Corbyn.

“Este é o 20º ministro a pedir a demissão do governo de Theresa May nos seus primeiros dois anos de governação. Theresa May já não tem qualquer autoridade e é claramente incapaz de conseguir um acordo para o Brexit que reúne o apoio até do seu próprio Executivo, quanto mais do Parlamento e dos nossos cidadãos”, acrescentou.


pub