MNE classifica de "excelente reconhecimento" Portugal estar na "lista verde" do Reino Unido

por RTP

Foto: Lusa

O Reino Unido colocou Portugal na lista verde de países que não precisam de fazer quarentena à chegada, uma lista que visa também o verão turístico. São 12 países na lista e Portugal é o único país da União Europeia presente nessa lista. Para Augusto Santos Silva esta é uma boa notícia e um "excelente reconhecimento" sobre a progressão da pandemia em Portugal, mas pede prudência.

O ministro da Administração Interna pede, no entanto, prudência aos portugueses para que o reconhecimento do Reino Unido não nos leve "a embandeirar em arco".

A inclusão de Portugal na "lista verde" de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio foi anunciada esta sexta-feira pelo ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps.

Portugal é uma das exceções dentro da Europa, juntamente com Israel e Gibraltar, enquanto a maioria vai ficar na lista "amarela", sujeita a restrições mais apertadas, como Espanha, França e Grécia.

"Fizemos um progresso enorme a combater a pandemia covid-19 no Reino Unido. Não chegámos ao fim, mas os sinais são muito positivos", disse Shapps.

Porém, disse que é necessário não colocar este sucesso em risco e que "a única via de saída da pandemia é cuidado e prudência".

Desde janeiro que estavam proibidas as viagens para o estrangeiro exceto em casos de força maior e com justificação válida, sendo as infrações penalizadas com multas de 5.000 libras (5.800 euros).

c/Lusa
pub