Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Moçambique. Buscas após naufrágio com seis desaparecidos

por Lusa
Foram reforçadas as buscas no rio Zambeze D.R.

As autoridades moçambicanas reforçaram as buscas no rio Zambeze após o desaparecimento de seis pessoas num naufrágio ocorrido na segunda-feira na província de Tete, interior centro do país.

Técnicos da administração marítima e do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) juntaram-se às equipas, além de pescadores artesanais, explicou Moisés Meque, delegado da proteção civil citado hoje pela Rádio Moçambique.

As buscas foram alargadas na quinta-feira a outras zonas dos distritos de Mutarara (província de Tete) e Chemba (província de Sofala), mas estão a ser dificultadas pela forte corrente, referiu.

Entretanto, no posto administrativo de Chueza, os residentes lançaram um movimento de solidariedade para com as famílias dos desaparecidos.

O acidente aconteceu quando as vítimas faziam a travessia do rio na região de Doa, usando um barco que consistia num tronco escavado que se suspeita ter sido lançado à água com excesso de peso.

Dadas as condições em que seguia, o barco não conseguiu enfrentar chuva e vento forte, juntamente com a subida do caudal do rio.

Além das seis pessoas desaparecidas, outras duas foram resgatadas.

O INGD apela à população ribeirinha do Zambeze para não desafiar as correntes dos rios durante os períodos de chuva intensa.

O aumento de caudal acontece sazonalmente durante a época das chuvas, entre outubro e abril.

De acordo com o mais recente balanço do INGD, pelo menos 14 pessoas morreram e outras 53.269 foram afetadas por desastres naturais em Moçambique durante a presente época.

pub