Moldova proíbe emissões na rádio e televisão com informações russas

por Lusa

O Parlamento moldovo aprovou hoje uma lei que proíbe a difusão no país de emissões com informações russas, e quando se têm acentuado as clivagens entre pró-ocidentais e pró-russos devido à guerra na Ucrânia.

Segundo esta lei sobre a "segurança da informação", é proibida a "retransmissão na rádio e na televisão de informações militares, políticas e analíticas de países que não tenham ratificado a convenção europeia de televisão transfronteiriça".

Em simultâneo, 50% dos programas estrangeiros difundidos na televisão devem ser provenientes da União Europeia, dos Estados Unidos ou dos signatários desta convenção europeia.

Em concreto, as cadeias televisivas moldovas não vão poder transmitir filmes, séries, programas musicais ou emissões de entretenimento russas.

Na prática, a proibição de difundir emissões de informação -- já instaurada em 2017 e anulada em 2020 -- está em vigor desde a ofensiva russa na Ucrânia.

Na sequência da invasão militar russa, o Governo da Moldova, um país com maioria de população de língua romena mas com uma importante minoria russófona, optou por um apoio explícito a Kiev. Acolheu refugiados de guerra, apresentou uma candidatura de adesão à UE e obteve a promessa europeia de um importante reforço da ajuda militar.

A Moldova, onde se inclui a Transnístria, um território separatista russófono junto à fronteira com a Ucrânia, receia que Moscovo a selecione como alvo, e quando a região secessionista indicou ter sido atacada em abril por disparos provenientes da Ucrânia.

As autoridades russas já emitiram duras críticas dirigidas a Chisinau.

pub