Monções devastam campos de refugiados Rohingya

por RTP
As chuvas vão potencialmente pôr em perigo mais de 200 mil refugiados - dos cerca de 700 mil - que se encontram amontoados nos acampamentos ao longo da fronteira leste do Bangladesh Saumya Khandelwal - Reuters

As primeiras chuvas das monções no Bangladesh atingiram centenas de refugiados Rohingya, tendo mesmo causado a morte de pelo menos uma criança. As torrentes de água e lama destruíram centenas de abrigos improvisados. As agências internacionais alertam para uma catástrofe humanitária.

Cerca das 2h30 desta segunda-feira, a queda de uma parede de barro no campo de Kutupalong matou um menino de três anos e feriu a sua mãe, confirmou à CNN Rezaul Karim, do Ministério de Desastres e Socorro do Bangladesh.Espera-se que chuva intensa se prolongue nos próximos dias. A estação das monções dura habitualmente até outubro.

Após o aguaceiro, que até ao momento causou 21 deslizamentos de terras, “grandes áreas do campo estavam submersas”, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). “A chuva caiu em lençóis durante toda a noite”, disse a porta-voz do ACNUR Caroline Gluck. “As pessoas vivem praticamente em castelos de areia”, acrescentou.

Muitas pessoas vivem em abrigos miseráveis e precários. As chuvas vão potencialmente pôr em perigo mais de 200 mil refugiados - dos cerca de 700 mil - que se encontram amontoados nos acampamentos ao longo da fronteira leste do país. Cerca de 300 abrigos estão degradados, de acordo com o Ministério de Gestão e Assistência a Desastres do Bangladesh.
 
Estima-se que, desde 11 de maio deste ano, mais de dois mil abrigos tenham sido destruídos por ventos fortes, tempestades e deslizamentos de terras, segundo o Grupo de Coordenação Inter-Setorial. Cerca de 19 mil pessoas foram afetadas. 

As primeiras chuvas fortes, no último domingo, deram início à temporada de cheias e desmoronamentos: cerca de 60 incidentes afetaram mais de nove mil pessoas.

 
pub