MpD lidera votação nas legislativas de Cabo Verde

por Lusa
Os cabo-verdianos festejaram na rua a vitória do MpD Lusa

O Movimento para a Democracia (MpD, no poder) lidera a votação nas eleições legislativas em Cabo Verde, com 36 de um total de 72 deputados, e estão contados 98 por cento dos votos, faltando apenas os votos de fora de Cabo Verde.

De acordo com dados disponibilizados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e pela Direção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), através da página oficial destas eleições, o MpD lidera a contagem global seguido do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição).

A abstenção cifra-se nos 42 por cento.

Para estas eleições estavam previstas 1.245 mesas de voto no arquipélago e 236 na diáspora, em 21 países, para um total de 392.993 eleitores recenseados.

As eleições legislativas em Cabo Verde elegem a Assembleia Nacional, composta por 72 deputados eleitos por sufrágio universal, direto, através de 13 círculos eleitorais, em cada ilha e na diáspora. Contudo, o país está há cerca de 30 anos profundamente bipartidarizado, entre MpD, que tem atualmente uma maioria absoluta de 40 deputados, e o PAICV, que soma 29, além dos três eleitos da UCID.
Líder do MpD proclama vitória e diz que é "lição" para a oposição
O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, proclamou vitória afirmando que vai "continuar o bom trabalho" e que o resultado é uma "lição" para a oposição.

"Foi uma grande vitória, a vitória de Cabo Verde. Nós estávamos à espera desta vitória", afirmou Ulisses Correia e Silva, também primeiro-ministro em funções, ao fazer o discurso da vitória, na sede nacional do MpD, na Praia, com dezenas de militantes em festa no exterior.

Presidente do PAICV pede demissão
A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, anunciou que vai pedir nos próximos dias a sua demissão da liderança do partido após a derrota nas legislativas.

O anúncio da líder da oposição foi feito na sede nacional do PAICV, na Praia, já depois de o presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, ter proclamado a vitória, mantendo a maioria absoluta no parlamento.
pub