Nicolau Santos afirma que resultados em Itália mostram que europeus estão fartos da austeridade

por Sandra Henriques

O comentador da Antena1 de assuntos económicos Nicolau Santos considera que os resultados das eleições legislativas em Itália mostram que os cidadãos europeus dos países em ajustamento “estão fartos das medidas de austeridade porque não veem um fim para os sacrifícios em cima da mesa”.

Nicolau Santos defende que a Europa tem que julgar as suas próprias políticas e agir em conformidade, porque os resultados destas eleições refletem a reação dos italianos às medidas de austeridade que têm sido impostas a nível europeu.

O diretor-adjunto do semanário Expresso relativiza as reações dos mercados ao impasse em Itália, sublinhando que os mercados detestam a incerteza política mas também detestam governos de Esquerda.

Nicolau Santos alerta que a crise económica e social gravíssima que se verifica está a ser passada pelos cidadãos para o sistema político sempre que há eleições. Desde 2008 pelo menos oito países da Zona Euro tiveram mudanças de governo em resultado da crise, existindo uma recusa dos partidos tradicionais e um desejo dos cidadãos de encontrar alternativas à austeridade.

pub