Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

No aniversário do ataque japonês a Pearl Harbor

por RTP

Durou seis anos (1939-45) o maior confronto da história da humanidade e no qual tomaram parte mais de setenta países. A II Guerra Mundial pode agora ser revisitada num conjunto de dossiers preparados pelo Ensina que reúnem materiais audiovisuais sobre este período.

A invasão da Polónia foi o acontecimento que marcou o início oficial do conflito, mas é necessário perceber o que aconteceu antes deste avanço alemão para se ter uma ideia clara do que levou a guerra tão destrutiva.

Entre as dezenas de reportagens e filmes que apresentamos nestes “Cadernos” destacamos material produzido entre 1939 e 1945 por equipas de filmagens das forças beligerantes.

Estes materiais foram cedidos ao Ensina pelo Steven Spielberg Film and Video Archive e incluem registos de batalhas, conferências entre os líderes políticos e relatos do dia-a-dia de quem viu a sua vida completamente transformada.

Abordar a II Guerra Mundial obriga-nos a olhar para o sofrimento humano muito para além do que tinha sido normal em conflitos anteriores, razão porque a questão dos refugiados e do Holocausto merecem uma atenção especial.

Propomos que acompanhe o Ensina RTP pelas imagens e sons de um mundo que, entre 1939 e 1945, mergulhou na guerra. Visite os nossos “Cadernos”.

Antecedentes de uma guerra


A frente de combate



Refugiados e Holocausto


Portugal e a Guerra
pub