Nobel da Paz John Hume morreu aos 83 anos

por RTP
EPA

O político da Irlanda do Norte e vencedor do Nobel da Paz em 1998 John Hume morreu esta segunda-feira, aos 83 anos. Hume encontrava-se num lar de idosos e sofria de demência há vários anos.

"John morreu de madrugada na sequência de uma curta doença", refere um comunicado da família de Hume, antigo político católico nacionalista.

Hume é um dos nomes mais conhecidos da política norte-irlandesa, tendo desempenhado um importante papel nas negociações de paz que levaram à assinatura do Acordo de Belfast em 1998, entre os Governos britânico e irlandês, que puseram fim a trinta anos de conflito entre nacionalistas e unionistas sobre a união da Irlanda do Norte com a República da Irlanda, ou da sua continuação como parte do Reino Unido.

John Hume foi também um dos membros fundadores do Partido Social Democrata e Trabalhista (SDLP), em 1970, tendo liderado o partido entre 1979 e 2001.

No mesmo ano que marcou a assinatura do também conhecido por Acordo da Sexta-feira Santa, Hume foi laureado com o Prémio Nobel da Paz, sendo apontado como o principal "artífice" das negociações e do acordo de paz. O prémio foi entregue juntamente com o protestante unionista David Trimble, que já reagiu à morte de Hume:

“Não há dúvida de que foi uma figura importante no processo. Desde o início, John pedia às pessoas que cumprissem os seus objetivos pacificamente e criticava constantemente aqueles que não percebiam a importância da paz”.

Ele foi um dos principais contribuintes para a política na Irlanda do Norte, particularmente para o processo que nos deu um acordo no qual ainda estamos a trabalhar. Isso é extremamente importante. Ele será relembrado por essa contribuição por muito tempo”, acrescentou Trimble, citado pela BBC.

O atual primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, descreveu Hume como “um grande herói e um verdadeiro apaziguador”. “Durante os dias mais sombrios de terrorismo paramilitar e conflitos sectários, ele manteve a esperança viva. E com paciência, resiliência e compromisso inabalável, ele triunfou e obteve uma vitória pela paz”, acrescentou Martin.

Entre as várias homenagens prestadas ao político irlandês está ainda Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido que estava no cargo na altura da assinatura do acordo de paz.

John Hume era um titã político, um visionário que se recusava a acreditar que o futuro tinha de ser o mesmo que o passado”, disse Blair. “A sua contribuição para a paz na Irlanda do Norte foi épica e ele será justamente recordado por isso”, acrescentou o antigo líder britânico.

O Partido Social Democrata e Trabalhista também lamentou a morte do membro fundador, referindo numa nota que os irlandeses vivem agora “na Irlanda que ele imaginou, em paz e liberdade para decidir o próprio destino”.
Tópicos
pub