Nomeado para Supremo dos EUA recusa desistir apesar de denúncias de assédio sexual

por Lusa
Alex Wroblewski - Reuters

O candidato nomeado pelo Presidente dos EUA para o Supremo Tribunal, Brett Kavanaugh, garantiu na segunda-feira que não iria desistir da sua candidatura, apesar das alegações de assédio sexual que está a enfrentar.

Em entrevista ao canal conservador norte-americano Fox News, Kavanaugh assegurou que não vai permitir que "falsas acusações" o retirem deste processo, apelando para "um julgamento justo" e que tenha a oportunidade de ser ouvido, defender a sua integridade e limpar o seu nome.

O juiz afirmou que não duvida que Christine Blasey, a primeira mulher que fez a denúncia, tenha sido assediada sexualmente em algum momento da sua vida, mas reiterou que não foi por ele.

"Não duvido, nem duvidei que, talvez em algum momento da sua vida, a doutora (Christine Blasey) Ford tenha sido sexualmente atacada por alguém, mas o que eu sei é que nunca agredi sexualmente ninguém", assegurou Kavanaugh.

Ao lado da sua mulher, o candidato para o Supremo Tribunal reiterou: "a verdade é que eu nunca tentei agredir sexualmente ninguém durante o secundário ou em qualquer outro lugar".

O magistrado assumiu ainda que era virgem durante o tempo em que frequentou a escola secundária.

Christine Blasey Ford, psicóloga, comprometeu-se em testemunhar na quinta-feira numa audiência aberta, confirmaram os advogados em comunicado.

O testemunho é tido como um momento chave no processo de confirmação do juiz para o Supremo Tribunal.

A mulher acusou Kavanaugh de a agredir sexualmente numa festa, quando ambos andavam na escola secundária, nos princípios da década de 1980.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, considerou que as acusações de agressões sexuais dirigidas ao juiz Brett Kavanaugh, são "totalmente políticas".

"É um homem perfeito com um passado irrepreensível", "um homem notável", declarou Trump numa referência ao magistrado conservador.

"Tudo isso saiu subitamente, na minha opinião é totalmente político", declarou o Presidente, lembrando que as acusações foram reveladas três décadas após os supostos factos.

No domingo, a revista The New Yorker noticiou que os democratas que integram o comité do Senado norte-americano estão a investigar uma acusação de assédio sexual feita por uma segunda mulher contra o juiz.

O incidente reporta ao ano letivo de 1983-84, o primeiro de Brett Kavanaugh na Universidade de Yale.

Deborah Ramirez, de 53 anos, disse à revista nova-iorquina que Kavanaugh apareceu num dormitório, embriagado, pressionou o pénis no seu rosto, o que a obrigou a tocá-lo sem o seu consentimento, quando o afastava.

Tópicos
pub