Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Nova embaixadora dos EUA junto da ONU tomou posse hoje

por Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 12 set 2019 (Lusa) - A nova embaixadora dos EUA na ONU, Kelly Craft, assumiu hoje o cargo, nove meses após a saída de Nikki Haley, que renunciou ao lugar no início deste ano.

Kelly Craft, 57 anos, foi embaixadora dos Estados Unidos no Canadá e foi recomendada para o seu novo cargo pelo líder da maioria Republicana no Senado, Mitch McConnell.

A nova embaixadora recusou-se a falar aos jornalistas após a sua audiência inaugural com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e os analistas consideram que Kelly deverá manter um perfil bem mais discreto do que a sua antecessora, Nikki Haley.

Durante o seu tempo como embaixadora no Canadá, Kelly Craft envolveu-se no processo de adoção de um novo acordo de comércio da América do Norte (EUA, Canadá e México), tendo sido elogiada pelo Presidente Donald Trump pela sua eficácia negocial.

Numa audiência no Senado, em junho, Kelly Craft prometeu não ser um obstáculo à diplomacia climática, apesar de estar casada com Joe Craft, conhecido industrial dono de várias empresas de carvão, comprometendo-se a manter-se afastada de todos os assuntos que envolvam esse mineral.

Os Estados Unidos são o maior contribuinte financeiro das Nações Unidas, pagando 25% do total das operações de paz e 22% de seus custos operacionais.

Tópicos
pub