Nova Iorque: Atriz Cynthia Nixon derrotada pelo governador

| Mundo

|

A atriz e ativista Cynthia Nixon, mais conhecida pelo seu papel na série "O Sexo e a Cidade", foi derrotada, esta quinta-feira, pelo governador Andrew M. Cuomo nas primárias para a candidatura democrata em Nova Iorque.

A candidata esperava conseguir juntar-se à onda de progressistas insurgentes que conseguiram conquistar a candidatura nas recentes campanhas eleitorais do Partido Democrata, mas acabou por ser derrotada facilmente com 35 por cento dos votos contra 65 por cento dos votos do atual governador, Andrew Cuomo.

Apesar da derrota, Cynthia Nixon deixou uma mensagem aos seus apoiantes num café em Brooklyn: “A corrida à nomeação democrata pode ter acabado, mas a luta pela alma do Partido Democrata apenas começou!”. A candidata congratula-se pelo número de votos conseguidos contra “um dos mais poderosos governadores dos Estados Unidos” e sublinha ainda que “começamos [a campanha] com nada e merecemos cada voto”.

Esta foi a primeira aventura da atriz na política. Apesar da derrota, Cynthia Nixon disse ao Independent que irá continuar a ser “uma das vozes mais proeminentes em Nova Iorque” na luta contra a discriminação racial, a legalização da marijuana e os direitos da comunidade LGBT. Quanto questionada sobre se iria abandonar a vida política em caso de derrota, a atriz respondeu de forma categórica: “Não vou a lado nenhum”.

Andrew M. Cuomo, atual governador de Nova Iorque desde 2011, enfrentará o republicano Marc Molinaro e a independente Stephanie Miner nas eleições de novembro. Em caso de vitória, Cuomo dará início ao terceiro mandato como governador da cidade.

Tópicos:

Noa Iorque; Cynthia Nixon; Andrew Cuomo; Primarias,

A informação mais vista

+ Em Foco

O criador dos óculos de realidade virtual está a desenvolver tecnologia que vai transferir jogos de vídeo para os campos de batalha.

Reunimos aqui reportagens sobre as forças de elite portuguesas, emitidas por ocasião dos 100 anos do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial.

    O coração de Lisboa foi palco do maior desfile militar dos últimos 100 anos no país, por ocasião do centenário do Armistício que pôs fim à I Grande Guerra.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.