Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Nova Zelândia alerta para militarização do Pacífico

por Lusa
As ilhas Salomão têm sido um foco de crescente tensão no Pacífico Reuters

A primeira-ministra da Nova Zelândia alertou esta segunda-feira para a eventual militarização do Pacífico devido ao plano de segurança China-Ilhas Salomão, que abre as portas para Pequim ter uma base naval na nação da Oceânia.

"Vemos tais atos como a potencial militarização da região e vemos também muito pouca razão em termos de segurança do Pacífico para justificar essa necessidade e essa presença", disse Jacinda Ardern à Radio New Zealand, referindo-se à proposta de acordo de segurança entre Pequim e Honiara, que descreveu como "seriamente preocupante".

Ardern fez eco das preocupações expressas pelo governo australiano após a divulgação do projeto, em meios de comunicação social, na quinta-feira, no qual se propõe que a marinha chinesa ataque, reabasteça e faça escalas nas Ilhas Salomão, localizadas a 2.000 e 3.755 quilómetros, respetivamente, da Austrália e da Nova Zelândia.

Segundo a proposta, o governo de Honiara pode pedir a Pequim que envie polícia armada, pessoal militar e outras forças de segurança e armadas "para ajudar a manter a ordem social e proteger as vidas e bens do povo".

Na sexta-feira, o ministro da Defesa australiano, Peter Dutton, manifestou preocupação sobre "o estabelecimento de quaisquer bases militares", salientando ao mesmo tempo os esforços do seu país e dos seus aliados, tais como os Estados Unidos, para evitar "mais pressões e esforços chineses de reforçar a presença nesta região".

A Austrália, que realiza eleições gerais em maio, tem sido um parceiro histórico das Ilhas Salomão, que assistiu a violentos protestos em novembro, que apelaram à demissão do primeiro-ministro, Manasseh Sogavare, que em 2019 decidiu mudar a sua aliança com Taiwan para apoiar a China.

Além disso, as Ilhas Salomão foram palco de disputas étnicas entre grupos armados rivais entre 1998 e 2003, nos quais 200 pessoas morreram e obrigaram à deslocação de milhares.

Estes confrontos forçaram o destacamento, entre 2003 e 2013, da Missão de Assistência Regional às Ilhas Salomão, liderada pela Austrália, para pacificar o país.

 

Tópicos
pub