Novo sismo abala região sul do México

por RTP
Equipa de resgate em ação na Cidade do México Henry Romero - Reuters

Um novo sismo de 6,1 na escala de Richter, com epicentro a 12 quilómetros da cidade de Oaxaca, foi este sábado sentido na Cidade do México, obrigando mesmo à suspensão de operações de resgate. Esta nova ocorrência deu-se quatro dias após o terramoto que fez quase 300 mortos.

O instituto mexicano de sismologia avaliou a magnitude do sismo em 6,4 na escala de Ritcher, mas reduziu entretanto o valor numa nova atualização. Segundo as autoridades, o epicentro foi localizado no Estado de Oxaca, a sul de Puebla.Os dois terramotos de grande magnitude que antecederam o sismo deste sábado fizeram pelo menos 380 vítimas mortais.


Segundo o observatório geológico dos Estados Unidos, este terramoto deu-se a uma profundidade relativamente reduzida perto de Juchitan, uma região tropical do Estado de Oaxaca – fortemente atingido pelo sismo do passado dia 7 de setembro.

A agência Reuters descreveu o alarme entre as populações de Oaxaca e da Cidade do México quando o abalo deste sábado foi sentido, pelas 8h00 locais (13h00 em Lisboa). Milhares de pessoas correram para as ruas.

Ao início da tarde não havia notícia de quaisquer danos materiais ou de vítimas deste novo sismo. Contudo, foram interrompidas operações de resgate em diferentes áreas urbanas atingidas pelo terramoto de terça-feira.


No Twitter, Luis Felipe Puente, responsável pelos serviços mexicanos de proteção civil, assinalava então que as autoridades manteriam a vigilância e que os trabalhos de socorro seriam retomados logo que as condições de segurança estivessem garantidas.
Tópicos
pub