Novos casos de Ébola detetados no Congo

por RTP
Reuters

A Organização Mundial da Saúde informou esta segunda-feira que foram detetados três novos casos de Ébola na República Democrática Oriental do Congo. São já cinco os casos identificados em apenas 10 dias.

As autoridades de saúde indicam que este surto estará relacionado com o de 2018-20, que matou mais de 2.200 pessoas e infectou mais de três mil.

Estes casos mais recentes foram detetados no distrito sanitário de Butsili, perto da cidade de Beni, onde ocorreu o último surto, informou a OMS em nota.

Do cinco casos confirmados até agora, três pessoas morreram.

De acordo com a Oganização Mundial da Saúde, após grandes surtos, podem existir outros surtos causados ​​por infecções latentes que permanecem no sêmen dos sobreviventes. 

Já em fevereiro tinha havido um outro aglomerado de casos que foi controlado em maio. Nessa altura, seis pessoas morreram.

Também aqui as vacinas têm tido um impacto significativo no controlo do Ébola. Na semana passada, os médicos começaram a vacinar os contactos das pessoas que estavam infetadas, usando uma injeção da Merck, uma das duas vacinas contra Ébola disponíveis. A outra é fabricada pela Johnson & Johnson.
pub