"O nosso mundo enfrenta desafios graves". A mensagem de Guterres no dia das Nações Unidas

por Alexandre Brito - RTP
"Nós temos as ferramentas e riqueza para ultrapassar estes desafios. Tudo o que precisamos é vontade", diz Guterres Reuters

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou hoje para os "desafios graves" que o mundo enfrenta, desde os problemas com o clima às ameaças de segurança. Uma mensagem partilhada no dia das Nações Unidas.

Num vídeo publicado na página de internet da ONU, no dia da organização, António Guterres avisa que o "mundo enfrenta desafios graves" mas deixa, ao mesmo tempo, uma mensagem de esperança.

O secretário-geral das Nações Unidas elenca uma série de problemas que afetam atualmente o globo. "Conflitos e desigualdades. Problemas extremos como o clima e intolerância mortal. Ameaças de segurança, incluindo armas nucleares".

Guterres argumenta, no entanto, que "nós temos as ferramentas e riqueza para ultrapassar estes desafios. Tudo o que precisamos é vontade".

Diz ainda o secretário-geral que os problemas de hoje "transcendem fronteiras" e que por isso é fundamental "transcender as nossas diferenças para transformar o nosso futuro. Quando atingirmos direitos humanos e dignidade humana para todas as pessoas, elas vão construir um mundo pacífico, sustentável e justo".

E termina a pedir que "no dias das Nações Unidas, deixemos que nós, "Nós os povos", tornem esta visão numa realidade".

Estas declarações surgem no âmbito do 72º aniversário da ONU, e numa altura em que António Guterres se vai deslocar à República Centro-Africana numa visita de quatro dias para homenagear os militares e civis que lutam pela manutenção da paz em todo o mundo.
 
Tópicos
pub