Parlamento Europeu assinala Dia Internacional da Memória do Holocausto

por Lusa
A libertação do campo de concentração nazi de Auschwitz ocorreu em 27 de janeiro de 1945 Pawel Ulatowski - Reuters (arquivo)

O Parlamento Europeu (PE) assinala esta quinta-feira o Dia Internacional da Memória do Holocausto, numa sessão plenária com intervenções do chefe de Estado de Israel, Isaac Herzog, e da presidente da assembleia, Roberta Metsola.

Após a cerimónia, na qual será observado um minuto de silêncio, Metsola e Herzog – que será também hoje recebido pelo secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg - vão inaugurar um memorial do Holocausto.

O Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, assinalado oficialmente no dia 27 de janeiro (sexta-feira), foi estabelecido pelas Nações Unidas em 2005 e recorda a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, que este ano marca o 78.º aniversário.

Este ano também se assinalam os 75 anos da fundação do Estado de Israel.

Na quarta-feira, o museu de Auschwitz-Birkenau anunciou que a Rússia não foi convidada para as comemorações do 78.º aniversário da libertação, pelo Exército Vermelho, deste campo de morte nazi, devido à invasão e guerra russas na Ucrânia.

Construído na Polónia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, Auschwitz-Birkenau é o símbolo do genocídio perpetrado pela Alemanha nazi de seis milhões de judeus europeus, um milhão dos quais foi morto naquele campo entre 1940 e 1945, juntamente com mais de 100.000 não-judeus.


pub