Oceanos. Conferência reuniu investimentos de 10 mil ME na proteção do mar

por Antena 1

Elton Monteiro - Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, sublinhou esta tarde que a Conferência dos Oceanos foi palco de compromissos de investimento na proteção do mar avaliados em cerca de 10 mil milhões de euros.

"Em termos de financiamento, temos compromissos na ordem dos 10 mil milhões de euros, sete mil milhões dos quais vindos da União Europeia", afirmou o ministro na sessão de encerramento da conferência internacional das Nações Unidas dedicada aos oceanos, que terminou hoje em Lisboa.

Além disso, adiantou Gomes Cravinho, "o Banco de Desenvolvimento da América Latina tem um compromisso de (investir) 1,2 mil milhões de euros, a Fundação da Terra vai investir mil milhões de euros até 2030 e o Banco Europeu de Investimento anunciou apoios de projetos na ordem de 250 milhões de euros".

Ao mesmo tempo, "a Austrália comprometeu-se a investir 1.100 milhões de euros na preservação da grande barreira de coral durante os próximos 10 anos e outras entidades privadas anunciaram contributos de 17 milhões de euros para o Fundo Global para as barreiras de corais".

Em Portugal, "a EDP anunciou que vai investir 1.250 milhões de euros em projetos de energias renováveis no mar até 2025", referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros, congratulando-se pelos resultados da conferência.
pub