Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

OE 2020. Bruxelas pede atualização de esboço orçamental entre alertas de "desvio significativo"

por RTP
Ministro português das Finanças com comissário Europeu Pierre Moscovici (à direita) Francois Lenoir - Reuters

A Comissão Europeia enviou uma carta dirigida a Mário Centeno em que pede uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 "tão cedo quanto possível", alertando para um "risco de desvio significativo em 2020" e um incumprimento das regras europeias.

A Comissão Europeia reconhece que o Projeto de Plano Orçamental, enviado há uma semana pelo Governo português, está atrasado em relação ao calendário habitual devido às recentes eleições legislativas e que por isso apenas inclui medidas que o Governo já adotou, num cenário de políticas inalteradas, “sem novas medidas a aplicar em 2020". Mas lança alertas.

Numa carta assinada pelos comissários Valdis Dombrovskis (vice-presidente responsável pelo Euro) e Pierre Moscovici (Assuntos Económicos e Financeiros), pede-se que Portugal apresente um documento atualizado que "garanta o cumprimento" das regras europeias a nível de saldo estrutural e despesa pública.

A Comissão Europeia adverte que o esboço "projeta uma deterioração do saldo estrutural em 0,2% do PIB [Produto Interno Bruto] em 2020" e sublinham que "esta expansão orçamental fica aquém do ajustamento estrutural recomendado de 0,5% do PIB".

O outro alerta da Comissão Europeia prende-se com a projeção de crescimento da despesa pública, na ordem dos 3,9%, "o que excede o aumento máximo recomendado de 1,5%".

"Globalmente, estes elementos parecem não estar em linha com os requisitos de política orçamental fixados na recomendação do Conselho de 09 de julho de 2019, uma vez que apontam para o risco de um desvio significativo em 2020, e no conjunto de 2019 e 2020, do esforço orçamental recomendado", nota a Comissão na carta enviada a Mário Centeno.


"Convidamos por isso as autoridades portuguesas a submeterem, tão cedo quanto possível, um plano orçamental atualizado à Comissão Europeia e ao Eurogrupo, que assegure o cumprimento da recomendação do Conselho para Portugal", escrevem Dombrovskis e Moscovici.
"Não corresponde a proposta de Orçamento do Estado"
O Governo submeteu à Comissão Europeia o Projeto de Plano Orçamental para 2020 no passado dia 16 de outubro. Num comunicado enviado às redações, o Ministério de Mário Centeno alertava para “um contexto particular de período pós-eleitoral” e admitia que o Plano não tinha qualquer nova orientação política para 2020”.

“Por este motivo, este projeto de plano orçamental não corresponde a uma proposta de Orçamento do Estado para 2020”, alertava o comunicado.

O Projeto de Plano Orçamental prevê que a economia portuguesa desacelere de um crescimento de 2,4% em 2018, para um crescimento de 1,9% em 2019 e volte a acelerar para um crescimento de 2% no próximo ano. Para este ano, o Governo melhorou em uma décima a previsão para o défice, de 0,2% para 0,1% do PIB. O Governo desceu em três décimas a previsão para o saldo orçamental em 2020, de um excedente de 0,3% para um saldo nulo.

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, já afirmou que "gostaria muito" de poder apresentar à Assembleia da República o Orçamento do Estado para o próximo ano (OE2020) ainda em 2019, mesmo que a discussão se prolongue para 2020.
pub