OMS pede cerca de 20 mil milhões de euros para evitar cinco milhões de mortes

por Antena 1

Fabrice Coffrini - Reuters

A Organização Mundial da Saúde solicitou esta tarde um financiamento global de (23,4 mil milhões de dólares) cerca de 20 mil milhões de euros para apoiar os países menos desenvolvidos a combater a pandemia, permitindo evitar cinco milhões de mortes.

Este é o montante previsto para financiar o plano estratégico a desenvolver até setembro do próximo ano pela ACT-Accelerator (ACT-A), uma iniciativa global envolvendo várias entidades para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo aos testes, aos tratamentos e às vacinas contra a covid-19.

Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou também nesta quinta-feira para o facto de que os números de casos e mortes pela covid-19 aumentam agora no mundo pela primeira vez em dois meses

A covid-19 provocou pelo menos 4.969.926 mortes em todo o mundo, entre mais de 244,94 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.149 pessoas e foram contabilizados 1.088.133 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
pub