Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

ONU criticada por retirar coligação saudita da lista negra de agressores de crianças

por Lusa
DR

Diversas organizações de defesa de direitos humanos querem que a ONU reconsidere a posição de retirar a coligação liderada pelos sauditas na guerra do Iémen de uma lista negra de entidades que matam ou utilizam crianças em conflitos.

O apelo ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, foi feito por 24 organizações, que também solicitaram a reposição na lista das forças armadas de Myanmar, as Tatmadaw, por recrutarem e usarem crianças em conflitos.

Em carta dirigida a Guterres, divulgada na segunda-feira, as organizações declararam-se "profundamente desapontadas e perturbadas" pelas retiradas da lista e "consternadas" pelas disparidades entre o seu relatório anual sobre o envolvimento de crianças em conflitos armados, publicado há uma semana, e as decisões sobre esta lista negra.

Entre os subscritores do documento estão a Amnistia Internacional, Human Rights Watch, Global Center for the Responsibility to Protect, Médicos do Mundo, Conselho Norueguês dos Refugiados ou a Save the Children.

Tópicos
pub