Pais continuam sem conseguir matricular filhos pedem novo alargamento do prazo

por Lusa
edu.gov.pt

A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) recebeu hoje de manhã cerca de 60 denúncias de problemas técnicos no Portal das Matrículas que impedem as famílias de fazer as inscrições, cujo prazo termina hoje.

As inscrições dos alunos que vão entrar no 1.º ano de escolaridade em setembro deveriam ter terminado na terça-feira, mas o Ministério da Educação (ME) decidiu prolongar o prazo das matrículas por mais 24 horas, depois de reiteradas queixas de encarregados de educação que alertaram para problemas da plataforma.

Hoje, o presidente da CNIPE, Rui Martins, contou à Lusa que o problema persiste: "O sistema está sempre a crachar e os pais estão a ter muitos problemas para realizar as inscrições. Só hoje já recebemos cerca de 60 mensagens a queixarem-se de não conseguirem aceder à pagina das matrículas".

Para Rui Martins "é necessário que o Ministério da Educação prolongue o tempo das matrículas e descubra o que se está a passar com o portal".

Ao final da manhã de terça-feira, 94% dos alunos já estavam inscritos, segundo dados do ministério que lembrou que tem havido picos de acesso ao portal, como durante a tarde de terça-feira em que se realizaram "40 mil transações por segundo".

Devido à pandemia de covid-19, o ministério tentou reduzir ao máximo o contacto entre pessoas recomendando, por isso, a opção das matrículas online: No ano passado, cerca de 75% das matrículas fizeram-se nas secretarias da escola, ao passo que, este ano, cerca de 85% das matrículas já realizadas foram feitas `online`, segundo dados da tutela.

Tópicos
pub