Palestina diz que forças israelitas mataram adolescente na Cisjordânia ocupada

por Lusa

Um adolescente palestiniano faleceu hoje, horas após ter sido baleado por soldados israelitas na Cisjordânia ocupada, avançaram autoridades palestinianas.

Um conselheiro do município de Silwad disse à agência France Presse (AFP) que Mohammad Hamad, de 16 anos, foi baleado na noite de sexta-feira por forças israelitas perto da vila de Silwad, nos subúrbios de Ramallah, no norte da Cisjordânia.

O autarca de Silwad disse que o adolescente estava perto de uma estrada que liga a aldeia de Ofra, adjacente a Silwad, quando foi ferido por soldados israelitas.

Um porta-voz do exército de Israel disse à AFP que um grupo de palestinianos se reuniu perto de Silwad e que "vários suspeitos atiraram pedras aos carros de civis" que passavam numa das estradas principais da Cisjordânia, colocando as vidas dos condutores e passageiros "em perigo".

"Os soldados no local fizeram detenções usando procedimentos operacionais padronizados e o uso de munição real como último recurso", disse.

O exército confirmou que um palestiniano foi atingido, sem dar mais detalhes.

Desde o final de março que as forças de segurança israelitas multiplicaram as operações em Israel e na Cisjordânia ocupada, após uma série de ataques perpetrados por palestinianos e árabes israelitas em Israel e na Cisjordânia, nos quais 19 pessoas, a maioria civis, foram mortas.

Durante as operações do exército israelita, pelo menos 46 palestinianos e três árabes israelitas foram mortos, a maioria dos quais civis, incluindo a jornalista Shireen Abu Akleh, que cobria uma operação em Jenin.

Israel conquistou a Cisjordânia durante a Guerra israelo-árabe dos Seis Dias, em junho de 1967, juntamente com Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza.

Posteriormente, anexou Jerusalém Oriental, uma decisão nunca reconhecida pela comunidade internacional.

Os palestinianos pretendem recuperar a Cisjordânia ocupada e Gaza e reivindicam Jerusalém Oriental como capital do futuro Estado da Palestina a que aspiram.

Tópicos
pub