Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Palestinianos e israelitas envolvem-se em confrontos na Esplanada das Mesquitas

por Lusa

Jerusalém, 27 jul (Lusa) -- Palestinianos e a polícia israelita envolveram-se hoje em confrontos na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, depois de milhares de fiéis muçulmanos terem regressado a este lugar sagrado para fazerem as suas orações, após duas semanas de boicote.

A Cruz Vermelha palestiniana relatou que 46 pessoas ficaram feridas na Esplanada das Mesquitas e em redor deste local, que os muçulmanos designam como Nobre Santuário e os judeus Monte do Templo, e onde se situa a mesquita de Al-Aqsa e a Cúpula da Rocha.

O fim do boicote dos muçulmanos ocorreu hoje, depois de Israel ter removido as medidas de segurança que havia colocado na sequência do ataque de 14 de julho, em que três árabes israelitas armados mataram dois agentes da policia israelita.

Durante estas quase duas semanas, a tensão cresceu na região, com os muçulmanos a exigirem a remoção dos polémicos detetores de segurança e câmaras.

Esta manhã, líderes muçulmanos apelaram aos fiéis para regressarem ao local, enquanto as forças de segurança israelitas permanecem em alerta elevado.

Tópicos
pub