Pandemia afetou deteção e tratamento de cancro em crianças, revela estudo

por Antena 1

Foto: DR

Estudo Lancet revela que pandemia de covid-19 está a ter um grande impacto no tratamento de crianças com cancro, em todo o mundo.

O primeiro estudo global do impacto da pandemia de covid-19 no tratamento de crianças com cancro revela que três quartos dos hospitais que participaram no estudo viram afetadas as capacidades de fornecer cuidados médicos. Houve uma diminuição dos diagnósticos, muitos tratamentos ficaram por fazer e registou-se uma redução do número de cirurgias.

As conclusões publicadas na revista médica Lancet revelam que em todo o mundo, esse impacto é ainda maior nos países com menos recursos.

Este relatório está associado ao Observatório Global de COVID-19 e ao Centro de Recursos para o Cancro Infantil (covid19childhoodcancer.org), uma colaboração do St. Jude Children's Research Hospital e da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP).

A pesquisa envolveu 311 profissionais de saúde, de 213 instituições, em 79 países.

Um dos investigadores, Daniel Moreira, médico do St. Jude Children's Research Hospital, entrevistado pela jornalista Margarida Vaz apresenta o primeiro estudo feito a nível mundial.
pub