Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Papa Francisco tem receção calorosa no Panamá

por Mário Aleixo - RTP
O Papa foi recebido com entusiasmo no Panamá vatican news

O primeiro encontro do papa Francisco com os jovens na Cidade do Panamá, onde está a decorrer a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), decorre esta quinta-feira. A receção, à chegada, foi calorosa.

A partir das 22h00, hora de Lisboa, milhares de jovens de todo o mundo, incluindo de Portugal, são esperados no Campo Santa Maria la Antigua, para ouvir o primeiro papa do continente americano.

Francisco deixou Roma, Itália, na quarta-feira e, ao sobrevoar Portugal, enviou uma mensagem ao chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, que também vai estar presente na JMJ, a convite do seu homólogo panamiano.

Num telegrama destinado a Marcelo Rebelo de Sousa, o papa garantiu que os portugueses estão sempre presentes nas suas orações e abençoou o povo português com alegria e paz, noticiou a Rádio Renascença.

Já na Cidade do Panamá, Francisco deixou o aeroporto e percorreu em papamóvel os 28 quilómetros que o separavam da Nunciatura Apostólica, onde fica instalado, percurso durante o qual foi saudade por milhares de pessoas.

A chegada ficou marcada por uma receção calorosa como testemunhou o jornalista da Antena 1 António Jorge.



Hoje, antes do primeiro encontro com os jovens, Francisco vai estar com o chefe de Estado do Panamá, Juan Carlos Varela, num encontro privado, na sede da presidência.

Depois, já no Ministério das Relações Exteriores, fará o seu primeiro discurso, perante cerca de 700 pessoas, incluindo o corpo diplomático e representantes da sociedade e da cultura.

Mais tarde, o papa vai reunir-se com os bispos dos sete países da América Central: Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e Belize.

O diretor de comunicação da JMJ, Eduardo Souto, disse à agência Lusa que os jovens esperam do papa “uma mensagem de consolo” quando enfrentam diversos problemas, como a falta de trabalho, a violência ou o tráfico de droga.
pub