Partido Democrata com ação judicial contra Rússia, campanha de Trump e Wikileaks

por RTP
Trump alvo de um processo judicial Reuters

O Partido Democrata norte-americano avançou com uma ação judicial contra a campanha presidencial de Donald Trump, Rússia e Wikileaks. São acusados de terem perturbado o processo eleitoral de 2016.

O Partido Democrata alega, num processo federal que deu entrada em Manhattan, que os responsáveis máximos pela campanha de Donald Trump conspiraram com o governo russo e agências de espionagem para afetar a campanha de Hillary Clinton.

Dizem que em causa estão violações graves (hacking) aos computadores do Partido Democrata. Alegam mesmo que a campanha de Trump terá "recebido alegremente" a ajuda da Rússia nas eleições de 2016.

Quatro agências de informações norte-americanas, diz a agência de notícias Reuters, deram conta, no ano passado, que a Rússia terá ajudado nos ataques aos computadores de forma a favorecer a campanha de Trump em detrimento de Hillary Clinton.

O envolvimento do Wikileaks está relacionado com a divulgação de milhares de emails que terão sido roubados dos computadores e que comprometeram a campanha de Clinton.

De acordo com a Reuters, a maior parte das acusações no processo estão baseadas em notícias e relatórios públicos. Não acrescentam, aparentemente, qualquer informação nova.

C/ agências
pub