Partido dos Trabalhadores norte-coreano reúne-se antes de cimeira com Seul

por Lusa

Pequim, 19 abr (Lusa) - O Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte reúne-se, na sexta-feira, durante um "importante período histórico", ditado pelas cimeiras com a Coreia do Sul e os Estados Unidos, noticiou hoje a agência oficial norte-coreana.

Segundo a KCNA, o Comité Central do Partido dos Trabalhadores, partido único no país, "discutirá e decidirá sobre temas políticos da nova etapa, em linha com as necessidades do importante período histórico da revolução coreana".

O texto não detalha quais os assuntos que o partido vai abordar, mas a reunião ocorre uma semana antes da cimeira entre Kim Jong-un e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que decorre no dia 27 de abril, na fronteira militarizada entre os dois países.

Trata-se da primeira reunião entre os dois líderes da península coreana.

Kim prevê celebrar, entre o final de maio e início de junho, uma outra cimeira com o Presidente dos EUA, Donald Trump, para abordar a possível desnuclearização do regime.

A última sessão plenária do comité central do Partido dos Trabalhadores da Coreia foi em outubro de 2017.

Naquela ocasião, Kim reafirmou a necessidade de desenvolver o programa nuclear norte-coreano, face à política hostil de Washington.

Entretanto, o país mudou de tom, perante o impacto das sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.

Caso se confirme o encontro com Trump, será a primeira cimeira entre os dois países.

Washington mantém, contudo, que não fará concessões ao regime, até que assegure a desnuclearização e, na quarta-feira, Trump afirmou que não se reunirá com Kim Jong-un, a menos que considere que o encontro frutífero.

No ano passado, os sucessivos ensaios nucleares de Pyongyang e a retórica beligerante de Trump elevaram a tensão para níveis inéditos desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

Tópicos
pub