Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Partidos da Geórgia convocam manifestação contra detenção do líder da oposição

por Lusa

Os partidos da oposição na Geórgia convocaram hoje uma manifestação contra a detenção do líder do principal partido de oposição, medida que pode agravar a crise política que se vive no país desde as legislativas de outubro.

A detenção aconteceu hoje de manhã, quando centenas de agentes da polícia usaram gás lacrimogéneo contra os seus apoiantes e os líderes de todos os partidos de oposição, que estavam acampados em frente à sede do Movimento Nacional Unido (MNU) há quase uma semana, e arrastaram Nika Melia, líder do MNU, das instalações para o colocar em prisão preventiva.

Dezenas de apoiantes também foram presos durante a operação, que foi imediatamente denunciada pelos aliados norte-americanos e britânicos da Geórgia.

Nika Melia é acusado de ter organizado "violência em massa" durante grandes manifestações realizadas em 2019, acusações que o político rejeita, mas pelas quais pode ser condenado a nove anos de prisão.

A operação ocorreu após a demissão do primeiro-ministro, Giorgi Gakharia, na quinta-feira, que alegou haver um desacordo dentro do partido no poder sobre a aplicação da ordem judicial para prender Melia.

A primeira reação internacional foi da embaixada dos Estados Unidos, que afirmou, em comunicado, estar "profundamente preocupada" com a detenção de Nika Melia.

"A força e a agressividade não são a solução para resolver as divergências políticas na Geórgia. Hoje, o país voltou atrás no seu caminho para se tornar uma democracia mais forte na família das nações euro-atlânticas", alertou a embaixada.

Também o embaixador britânico, Mark Clayton, admitiu, numa mensagem publicada na rede social Twitter, estar "chocado com o que aconteceu esta manhã na sede do MNU".

O Ministério do Interior da Geórgia garantiu, entretanto, que a polícia "usou força proporcional e meios especiais" durante a operação.

O líder do partido da oposição Lelo, Mamouka Khazaradze, apelou, por seu lado, a "uma luta pacífica e incansável para defender a democracia georgiana".

"A libertação dos presos políticos e a realização de eleições parlamentares antecipadas representam a única saída possível para a crise", disse à imprensa, convocando, em nome dos partidos da oposição, manifestações frente à sede do Governo.

A detenção de Melia, de 41 anos, pode enfraquecer ainda mais a democracia na Geórgia, que já enfrenta uma crise política latente desde as eleições legislativas de outubro, quando os partidos da oposição contestaram os resultados da votação depois de o Georgian Deram (O Sonho Georgiano, em tradução livre), o partido no poder, ter obtido uma vitória por pouco.

Na segunda-feira, o parlamento confirmou a nomeação do ministro da Defesa, Irakli Garibashvili, como primeiro-ministro, tendo este anunciado que a sua primeira medida seria deter Melia.

O novo primeiro-ministro é visto como um apoiante leal de Bidzina Ivanishvili, fundador do partido Georgian Dream e o homem mais rico do país, suspeito de controlar secretamente o poder.

Para o especialista Matthew Bryza, do grupo de reflexão norte-americano Atlantic Council, a Geórgia chegou a um ponto em que "os partidos da oposição dizem que não podem mais ter assento no parlamento já que o sistema democrático georgiano está infetado".

"Sem uma maior mediação do Ocidente, a situação pode ficar muito perigosa", acrescenta o ex-diplomata.

Na semana passada, os Estados Unidos e a União Europeia expressaram preocupação com a decisão de deter Nika Melia, pedindo ao Governo georgiano que resolvesse a crise pacificamente.

No poder desde 2012, o partido Georgian Dream viu a sua popularidade cair devido à estagnação económica que o país vive e a acusações de estar a danificar os princípios democráticos daquela ex-república soviética.

Tópicos
pub