Países do Sudeste Asiático comprometem-se a combater poluição dos oceanos

por Lusa
Athit Perawongmetha - Reuters

Os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), assinaram no sábado um compromisso, sem precedentes, para lutarem em conjunto contra a poluição dos oceanos.

A ASEAN, que inclui Indonésia, Malásia, Singapura, Tailândia, Filipinas, Brunei, Vietname, Laos, Myanmar e Camboja, é o 5.º maior bloco do mundo, atrás da União Europeia, dos Estados Unidos, da China e do Japão. Esta associação representa 9% da população mundial, quase 650 milhões de habitantes.

Apenas cinco países asiáticos (China, Indonésia, Filipinas, Vietname e Tailândia) são responsáveis por mais da metade dos oito milhões de toneladas de plástico descartados anualmente nos oceanos no mundo, de acordo com um relatório de 2017 da organização não-governamental Ocean Conservancy.

Na "Declaração de Banguecoque sobre a luta contra a poluição marinha na ASEAN", adotada este sábado, os dez países da organização comprometem-se a "reduzir significativamente os detritos marinhos" produzidos nos seus territórios.

Contudo, como frequentemente acontece nos documentos da ASEAN, não está estabelecida nenhuma medida concreta.

Ativistas ambientais, que denunciam há anos a falta de uma política de preservação ambiental, incluindo o compromisso dos governos da região contra o uso de produtos plásticos, estão céticos em relação a este documento

"Se não reduzirmos o uso de plásticos descartáveis esta declaração não vai funcionar, disse à AFP a ativista do Greenpeace Tailândia Tara Buakamsri.

Tópicos
pub