Pelo menos 23 mortos em ataque israelita na região de Damasco

por Lusa
Omar Sanadiki - Reuters

Pelo menos 23 pessoas, incluindo 16 combatentes estrangeiros, foram mortos em `raides` noturnos israelitas em Damasco e arredores contra posições do regime sírio e de forças iranianas aliadas, refere novo balanço divulgado esta quarta-feira por uma ONG.

De acordo com Rami Abdel Rahmane, diretor do Observatório sírio de direitos humanos (OSDH), 21 combatentes, incluindo 16 "não sírios", foram mortos e dois civis sucumbiram aos ferimentos.

Um primeiro balanço do ataque israelita referia-se a 11 combatentes mortos, incluindo sete estrangeiros.

O OSDH precisou que o ataque foi dirigido contra a Força Al-Qods da Guarda Revolucionária iraniana, uma unidade de elite.

O "ataque em grande escala", confirmado esta quarta-feira por Israel, contra objetivos militares iranianos e sírios foi dirigido contra o aeroporto militar de Mezze, a oeste de Damasco, e outras zonas a sul da capital, precisou a ONG, com sede no Reino Unido, mas que possui uma ampla rede de colaboradores no terreno.

Na terça-feira, o sistema de defesa antimíssil israelita intercetou quatro `rockets` disparados da Síria "por elementos iranianos" em direção ao norte de Israel, segundo o exército judaico.

Na manhã desta quarta-feira, responsáveis militares israelitas referiram-se a novos ataques, de "grande amplitude", contra posições do regime sírio e das forças iranianas Al-Qods na Síria, país aliado do Irão, o grande inimigo regional de Israel.

"Atacamos quem nos ataca! Foi o que fizemos esta noite contra alvos militares sírios e das forças Al-Qods iranianas na Síria", declarou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, atualmente envolvido em intensas negociações para se manter no poder.

Aviões de combate israelitas atingiram "uma dezena de alvos militares" na Síria, incluindo armazéns e centros de comando militar, ainda segundo o exército.

A agência oficial síria Sana referiu que a defesa antiaérea ripostou a um "forte ataque" da aviação israelita e "abateu" diversos mísseis israelitas perto de Damasco.

"À 01:20 [23:20 em Lisboa], aviões militares israelitas dispararam diversos mísseis perto de Damasco", indicou a Sana, enquanto a agência libanesa ANI se referiu a "aviões de combate hostis" que "simularam `raides` a baixa altitude perto de Tiro", no sul do Líbano.

"A nossa defesa aérea ripostou a este forte ataque, intercetou mísseis hostis e destruiu a maioria" desses mísseis, acrescentou a Sana ao citar fonte militar, e sem referir vítimas.

O exército israelita assegurou que os ataques na Síria "não provocaram vítimas" do lado israelita, e que "todos os pilotos regressaram sãos e salvos". Acusou ainda o Governo de Damasco de "ser o responsável por estas ações" no seu território.

Tópicos
pub