Pelo menos 50 pessoas morreram e 30 estão desaparecidas nas cheias no Nepal

| Mundo

Pelo menos 50 pessoas morreram e mais 30 estão desaparecidas no seguimento das fortes chuvadas e deslizamentos de terra que se registaram no Nepal e também na Índia e Bangladesh nos últimos dias, anunciaram as autoridades.

De acordo com o Centro Nacional de Operações de Emergência do Nepal, desde sexta-feira que a chuva não para de cair, o que levou à subida dos rios e à derrocada de lama das margens, causando destruição e tornando intransitáveis nove autoestradas do país.

O mau tempo que se faz sentir impediu a descolagem dos helicópteros de socorro, com os funcionários dos serviços de emergência a tentarem reparar as torres de comunicação e a desimpedir as estradas.

A época das monções afeta também outras partes da Ásia, com o Bangladesh, onde já morreram pelo menos 12 pessoas, ou a Índia, onde um milhão de pessoas foram já afetadas pelas cheias.

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.