Pelo menos 50 pessoas mortas na República Centro Africana

por Lusa

Pelo menos 50 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas hoje na República Centro Africana quando homens armados atacaram três aldeias na região de Bambari, no centro, disseram pessoas que fugiram.

"O número provisório dos ataques contra as aldeias de Agoudou Manga, Yasseneme e Ngouyanza é de pelo menos 50 mortos. Dezenas de pessoas ficaram feridas", disse Isaac Arata-Naba, habitante da aldeia de Agoudou Manga.

Um outro popular, Prosper Tchoulekrayo, residente na aldeia de Yasseneme, disse que os homens armados "cercaram as aldeias e dispararam indiscriminadamente para as pessoas".

Os ataques foram perpetrados por elementos da UPC (União do Povo Centro-africano de Ali Ndarass, fação da antiga guerrilha Séléka de maioria muçulmana) que continua a atacar os nativos, acusou Prosper Tchoulekrayo.

Fonte próxima da direção da UPC negou qualquer envolvimento direto no ataque e acusou a Frente Popular para a Renascença da República Centro Africana (uma outra fação da antiga guerrilha Séléka), dirigida por Nourredine Adam.

A República Centro Africana, um dos países mais pobres do mundo, tenta sair do conflito iniciado em 2013 com a queda do antigo Presidente François Bozizé pela rebelião Séléka.

A ofensiva contra os balaka, maioritariamente cristãos, causou milhares de mortes e centenas de milhares de deslocados.

A intervenção da França e da ONU acabou com os confrontos e permitiu a eleição de um novo chefe de Estado, mas grupos armados continuam a atuar em várias zonas do país.

Tópicos
pub